A escola é um dos principais espaços para a difusão da informação – e, o professor, importante agente de mudanças. É nesse ambiente propício que se propõe o exercício de pesquisa e criação artística, com base em um processo que mescla sensibilização para o tema da sustentabilidade, estudo sobre a realidade local e um plano de ação para concretizar os sonhos de uma comunidade ideal.

No Guia do Educador, sugerimos uma metodologia para que os educadores possam despertar o interesse dos alunos pelo tema e desenvolver um projeto cujos resultados possam ser expressos de forma artística.

Clique aqui para conhecer a metodologia

Os resultados do trabalho desenvolvido são, então, transformados em representações cênicas, que devem refletir um aspecto do processo: pode ser o problema levantado pelo grupo, o sonho coletivo ou desdobramentos do plano de ação. Os produtos artísticos são criados já tendo em mente a apresentação nas mostras culturais.


Oficinas para professores


Oficinas artísticas enriquecem o desenvolvimento do Ecoviver junto aos educadores. Trata-se de um momento de inspiração, visando propiciar diferentes técnicas de criação e ferramentas para que os professores consigam desenvolver, com os alunos, os produtos cênicos que serão apresentados nas mostras culturais.

O ator e diretor Alexandre Camilo assina um texto especialmente para o Ecoviver, com dicas sobre como trabalhar a linguagem do teatro no ambiente escolar, de forma participativa e com muita criatividade!


Clique aqui para ler o artigo

Envie sugestões

Boas ideias e opiniões sinceras são benvindas. Sempre que desejar enviar qualquer comentário que contribua com o projeto Ecoviver, clique aqui para enviar sua sugestão.