Nossa Metodologia
A Jornada Ecoviver é uma proposta para tornar o(a) estudante protagonista do seu conhecimento. Você, professor(a), é o(a) mediador(a), tendo o papel de orientar e motivar = METODOLOGIA ATIVA.
Para trilhar na perspectiva educadora, na APRENDIZAGEM BASEADA POR PROJETOS, a Jornada Ecoviver está composta por três etapas:
A etapa Envolver tem como objetivo sensibilizar os(as) estudantes e despertar o sentido crítico sobre temas ligados aos ODS e à segurança viária. É uma etapa fundamental para a compreensão da realidade, a partir do seu lugar de vivência, por meio da observação, do sentir e da reflexão. Lembrando que só nos tornamos protagonistas quando nos sentimos afetados e pertencentes ao lugar.
A segunda etapa, Construir e Agir, tem como objetivo instigar o(a) estudante a agir em uma situação real para a mudança do seu lugar, por meio da construção de um projeto e do desafio de colocar esse projeto em ação, apresentando o produto final. Para que isso aconteça, não podemos pular a primeira etapa, considerando que a problemática socioambiental que causou mais “incômodo” nos(as) estudantes será, consequentemente, a proposta de projeto e da ação de transformação.
Por último, a etapa Compartilhar, que tem como objetivo levar o(a) estudante a difundir seu conhecimento em prol de um bem comum através das artes cênicas. É o compartilhamento de boas ações que estimula outras pessoas a trilharem o mesmo caminho.
Orientações e critérios
Após a finalização da Jornada Ecoviver, cada professor(a) participante receberá um certificado de 60 horas, que é o somatório das horas referentes à formação dos(as) professores(as), aplicação integral da Jornada Ecoviver com os(as) alunos(as) e Mostra Ecoviver de Teatro na escola.
É imprescindível participar da formação (assistir às 4 vídeo aulas e participar dos 4 chats on-line ao vivo) e concluir as etapas do projeto, encaminhando as devolutivas e os documentos solicitados.
Etapas de participação:
Participação dos professores
no processo de formação online composto por quatro vídeo aulas, disponibilizadas em plataforma virtual de amplo acesso, seguidas de encontros virtuais para discussão, aprofundamento e apropriação da Jornada Ecoviver.
Participação dos alunos
na realização das etapas da Jornada Ecoviver apresentando, por meio de esquetes teatrais, evidências de apropriação de conhecimento e capacidade de multiplicação de informações sobre os temas do projeto e ações de transformação envolvendo os alunos.
Mostras Teatrais nas escolas
nas Escolas realizadas com a apresentação das esquetes teatrais produzidas pelos(as) alunos(as).
Mostras Teatrais municipais
A partir da apresentação das Mostras nas Escolas, são selecionadas as peças mais representativas para a Mostra Final, chamada Mostra na Cidade.