Ecoviver está em sua 14a edição e abrange cidades dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Imagine uma escola que necessita de mais cuidado, com relações que precisam ser mais harmônicas e uma comunidade escolar que carece de motivação e envolvimento com a vida escolar. Agora imagine o potencial de um grupo de estudantes motivados e engajados em um projeto de transformação, que pode intervir em problemas como estes e transformar a escola, as relações, o entorno e reverberar para toda a comunidade.
Provavelmente o cenário que você imaginou revela o potencial da educação para a transformação do meio. E esta é a principal conquista destes 14 anos de Projeto Ecoviver.
Ao longo deste período, foram mais de 2,5 mil escolas, 11,2 mil professores e 317 mil alunos impactados pelo projeto que usa metodologias ativas de educação e a linguagem das artes cênicas para sensibilizar os envolvidos sobre o desenvolvimento sustentável, fomentar a reflexão, despertar o pertencimento e proporcionar intervenções na escola, nas comunidades e nos bairros. Ao usar a arte como forma de agir e também como meio para contar a história de transformação, o projeto democratiza o acesso à cultura.
A metodologia do projeto é baseada na gamificação. Os alunos são convidados a entrar em um jogo: a Jornada Ecoviver. Tudo começa com a descoberta de um problema, que os alunos pesquisam e elegem como tema. Depois, a Jornada prevê atividades de pesquisa, reflexão, planejamento, ação e intervenção, que culminam na criação de uma peça de teatro a ser montada e representada na escola e que pode entrar em cartaz para toda a cidade!
ODSs da ONU
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são o alicerce do projeto. As atividades de diagnóstico iniciais são orientadas pelos 17 objetivos e suas 169 metas. Ao final do percurso, professores e alunos avaliam a contribuição para o objetivo que elencaram no começo da Jornada. “O projeto reconhece a importância da Agenda 2030 para o Planeta e da educação para a transformação, tanto do território, quanto das relações, quanto destes jovens, que serão agentes da transformação ao se tornarem protagonistas deste processo e exercitarem a criatividade, a empatia, a colaboração e outras competências imprescindíveis para a formação de um cidadão do século XXI”, afirma João Francisco Santos, diretor do Projeto.
O projeto promove e realiza atividades de formação de professores, reuniões de organização e mostras artísticas de teatro, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento nas escolas, alunos e professores que participam das suas ações.
SOBRE O PROJETO
O Ecoviver é viabilizado pela lei de incentivo à cultura (Lei Roaunet) do Ministério da Cidadania e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias.
Este ano, o projeto será realizado em escolas de 24 cidades: Em São Paulo, o projeto será realizado em Diadema, São Bernardo do Campo, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Santos, Guarujá, Itaquaquecetuba, Caçapava, Jacareí e Taubaté. No Rio Grande do Sul, em Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão e Jaguarão. No Rio de Janeiro, nas escolas da capital e de Niterói. E no Espírito Santo, em Viana, Guarapari e Cariacica. E no Paraná, chegará a São José dos Pinhais, Paranaguá, Cascavel e Foz do Iguaçu.
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