O Ecoviver tem a satisfação de compartilhar seu Relatório de atividades de 2020.

Para baixar o documento, basta clicar no link destacado acima, ou na imagem de capa. O texto de abertura do Relatório pode ser lido abaixo.

Ecoviver 2020 – Novidades e desafios

Em condições normais, o ano de 2020 já traria novidades ao Projeto Ecoviver. 

Depois de mais de dez anos trabalhando com o tema da Sustentabilidade e, mais recentemente, nos marcos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Ecoviver 2020 se dedicaria a um tema urgente e de grande importância para o público que atende: a Segurança Viária

Vivemos uma situação inaceitável no Brasil, que hoje ocupa o terceiro lugar no ranking dos países com mais mortes no trânsito, atrás apenas da China e da Índia. Além de milhares de mortos, os acidentes deixam um rastro de sequelas, dores e impactos negativos na vida de milhões de famílias. Ao mesmo tempo, oneram o Estado com gastos que poderiam ser aplicados na construção de escolas, hospitais e outros equipamentos públicos. 

Da necessidade de contribuir para a mudança deste cenário, e convictos de que somente a  educação das futuras gerações poderá transformar verdadeiramente o trânsito brasileiro, nasceu o nosso novo mote: Proteção à vida de hoje e de amanhã. 

Nossa segunda novidade seria a incorporação de duas novas concessões e, consequentemente, dois estados e quatro municípios: Curvelo e Bocaiuva (MG), servidos pela ECO 135, e Catalão e Cristalina (GO), pertencentes à ECO 050. 

Com a equipe completa e a chegada de três novos coordenadores(as) pedagógicos(as), estávamos prontos(as) para mergulhar no tema da Segurança Viária, para então conquistar os corações e mentes de nossas interfaces e professores(as). Foi exatamente nesse momento que os primeiros casos de covid-19 chegaram ao Brasil.  

A partir daí, a equipe do Ecoviver precisou se reinventar. A pandemia trouxe inúmeros desafios a um Projeto que sempre aconteceu de forma presencial, nas escolas, e de forma coletiva. Foi preciso desenvolver uma grande capacidade de adaptação. Por outro lado, as dificuldades despertaram nosso espírito de colaboração e criatividade. 

Em tempo recorde, foi possível reelaborar o guia metodológico da Jornada Ecoviver, tornando-o mais enxuto, desenvolver e produzir quatro vídeos voltados à formação de professores, e criar uma mecânica de inscrições totalmente virtual.

O término do processo de inscrições trouxe a primeira grande surpresa. Contrariando as expectativas, tivemos um recorde no número de inscrições, com mais de 1500 professores(as) interessados(as) em participar da Jornada Ecoviver 2020. Uma grande alegria e um desafio enorme de promover uma formação de qualidade e também acolher profissionais extremamente pressionados e sobrecarregados pelas condições de trabalho durante a pandemia. 

Em seguida, foi preciso adaptar a Jornada Ecoviver, cujas etapas também teriam de acontecer virtualmente. Coordenadores(as) e professores(as) trabalharam incessantemente para aplicar as atividades, criar os esquetes e desenvolver as Mostras nas Escolas em vídeo, foto, áudio etc. 

A construção de uma Mostra de Teatro nas Cidades sem a possibilidade de reunir público e artistas fisicamente nos instigou a montar um espetáculo que não poderia ser uma mera peça filmada, mas uma apresentação que emocionasse e sensibilizasse adultos e crianças de forma lúdica, a partir de uma linguagem inovadora. A realização de ˝O Karmann Ghia Laranja do Vovô˝ é um dos elementos que nos encheram de orgulho em 2020.  

Por fim, após um ano de muito trabalho, incertezas e desafios, é com uma felicidade enorme que fechamos 2020 com resultados muito além do que esperávamos, totalizando 362 escolas, 1.250 professores(as) e 22.043 estudantes

Este relatório compreende as atividades desenvolvidas pela equipe do Projeto Ecoviver ao longo do ano. Traz dados, informações e resultados que pretendem dar a dimensão das experiências que nos fortaleceram coletivamente como equipe e individualmente como profissionais. 

Boa leitura!