A Jornada Ecoviver é uma proposta para tornar o(a) estudante protagonista do seu conhecimento. Você, professor(a), é o(a) mediador(a), tendo o papel de orientar e motivar = METODOLOGIA ATIVA.
Para trilhar na perspectiva educadora, na APRENDIZAGEM BASEADA POR PROJETOS, a Jornada Ecoviver está composta por três etapas:
A etapa Envolver tem como objetivo sensibilizar os(as) estudantes e despertar o sentido crítico sobre a problemática da segurança viária. É uma etapa fundamental para a compreensão da realidade, a partir do seu lugar de vivência, por meio da observação, do sentir e da reflexão. Lembrando que só nos tornamos protagonistas quando nos sentimos afetados e pertencentes ao lugar.
A segunda etapa, Construir e Agir, tem como objetivo instigar o(a) estudante a agir em uma situação real para a mudança do seu lugar, por meio da construção de um projeto e do desafio de colocar esse projeto em ação, apresentando o produto final. Para que isso aconteça, não podemos pular a primeira etapa, considerando que a problemática da segurança viária que causou mais “incômodo” nos(as) estudantes será, consequentemente, a proposta de projeto e da ação de transformação.
Por último, a etapa Compartilhar, que tem como objetivo levar o(a) estudante a difundir seu conhecimento em prol de um bem comum através das artes cênicas. É o compartilhamento de boas ações que estimula outras pessoas a trilharem o mesmo caminho.